sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Educação Ambiental

Conscientização sobre Mata Ciliar

A COORDENADORIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE e a Escolas João Batista de Oliveira e Escola Profº Miguel de Goes Vieira de FARTURA-SP, com alunos da  4ª series da Profª Bel  visando a conscientização s obre a MATA CILIAR: sua importância e sua necessidade ao meio ambiente.
As margens do Ribeirão Fartura onde os alunos puderam ver áreas degradadas e áreas preservadas. A aula foi executa pelo Técnico Mauricio Teixeira e Sulamita França da FLORESTAN  ambos da Coord. do Meio Ambiente de Fartura.

O objetivo deste trabalho foi conscientizar e mostrar para as crianças a importância da mata ciliar para um rio, bem como a problemática ambiental relacionada ao desmatamento e a degradação as margens do rio Fartura causada pelo homem. A visita possibilitou a todos os alunos e  a professora a ver na pratica os efeitos maléficos do desmatamento  o dano ambiental causado pela falta da vegetação ciliar e ver também o bom exemplo a área de mata  protegida e recuperada,assim foi possível conscientizar a todos sobre a importância da mata ciliar e a importância de preservar o meio ambiente para termos um futuro sustentável.
Os ensinamentos a respeito da natureza e da relação que há entre os seres vivo, incluindo o ser humano devem ser transmitidos as crianças, pois isso fará a diferença em sua vida. “Desenvolver atitudes éticas e cidadã com as crianças e professores, para que no futuro sejam defensores e propagadores de ações ambientais.”

sábado, 24 de setembro de 2011

Trilha Ecológica CHACARA MUNICIPAL DE FARTURA


Cerca de 150 alunos  3ª serie da EMEF “ João Batista de Oliveira” participaram no dia 22 de setembro de uma trilha ecológica na Chácara Municipal.
Durante o percurso, os alunos conheceram e identificaram algumas espécies de árvores nativas e exóticas e sua utilidade, conheceram a trilha e fizeram algumas paradas para apreenderem sobre a mata ciliar, observaram o rio, e sons da natureza.
Sendo uma iniciativa da Coordenadoria do Meio Ambiente e da Florestan, a Trilha Ecológica, contou ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Coordenadora da Escola João Batista e das professoras. A trilha contribuiu para o aprendizado dos alunos na preservação ambiental conhecimento sobre a Flora e a Fauna da nossa Região e aprendemos sobre a importância do contato com a natureza e da preservação dos recursos naturais. Por ser uma atividade física e de lazer diferenciada alunos e professores empolgaram-se e divertiram-se durante toda a manha e à tarde.

"Educar através das trilhas ecológicas proporciona aos alunos uma visão critica acerca da problemática ambiental próximo do seu município e de seu estado. O contato direito com o meio ambiente dinamiza as aulas e os conteúdos são assimilados com mais facilidade".